A capacidade de troca aniônica(CTA) é definida como o poder do solo de reter ânions na fase sólida, numa forma trocável com outros ânios da solução. Entretanto, a manifestação desta propriedade não é tão característica quanto a troca catiônica(CTC), isto é, não são atendidas tào perfeitamente as condições de rapidez, reversibilidade e estequiometria. Por esta razão, a troca aniônica é mais frequente e convenientemente denominada adsorção aniônica, sugerindo um processo mais complexo do que a simples troca.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Origem das Cargas Elétricas do Solo
É muito importante saber que há no solo, em geral, predominância de cargas negativas sobre positivas. Essa predominância é expressiva em solos de regiões temperadas, graças á presença de argilas silicatadas mais ativas, por conseguinte mais eletronegativas.
Cargas Negativas-Origem: Dissociação dos Grupos OH nas Arestas das Argilas Silicatadas, Substituição Isomórfica e Matéria Orgânica.
Cargas Positicas-Origem: São provenientes dos óxidos e hidróxidos de Fe e Al e é dependente do pH do solo.
O que é PCZ? em solos com predominio de Argilas 2:1 a calagem para o aumento da CTC é justificada?
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Sistema Coloidal
- Grande Superfície Específica : A superfície específica refere-se à área pela unidade de peso do material considerado e é, usualmente, expressa em m2 g-1. Que depende da Textura, Tipos de minerais de argila e Teor de matéria orgânica.
- Cargas Elétricas : As partículas coloidais do solo, as argilas de modo geral, são eletronegativas.
- Cinética : As argilas dispersas na solução do solo apresentam movimentos. Ex: browniano, difusão.
Assinar:
Postagens (Atom)